Espaço Coworking: conheça as vantagens
Todo empreendedor tem o desafio de encontrar um ambiente de trabalho que esteja de acordo com suas necessidades. O coworking é uma opção que está cada vez mais em alta por apresentar diversos benefícios, principalmente para quem está começando, como é o caso de muitas startups.
Antigamente, as alternativas eram mais limitadas e o empresário ficava restrito a alugar um espaço, como um escritório em algum prédio comercial, ou até a adquirir um local para instalar a empresa. Essas eram algumas das opções mais comuns e recorrentes.
O termo representa um espaço compartilhado onde pessoas, startups e empresas podem se instalar e alugar uma estação de trabalho ou uma mesa (tudo isso depende do modelo de negócio do coworking e como funciona a estrutura do local).
VANTAGENS DO ESPAÇO COWORKING
1. Economia com espaços para escritório
Optar por trabalhar em um coworking em vez de ter um escritório próprio pode garantir a você uma economia e tanto.
Primeiro de tudo, não exige o pagamento de aluguel fixo.
Depois disso, você não terá que lidar com outras contas, como luz, água, internet, limpeza, alvarás e todas as burocracias - que sabemos, não são poucas.
Em um coworking, você tem tudo isso sem precisar se preocupar com nada. Paga pelo tempo que usar o espaço e só.
Além disso, questões que vão desde um vazamento de água até a falta da tinta de impressora são problemas que não dizem respeito a você.
2. Espaço provisório de trabalho
Como tudo muda muito rápido ultimamente, você pode não precisar de um local de trabalho por tanto tempo, mas é difícil encontrar aluguéis por curtos períodos.
A opção mais lógica seria trabalhar de casa, mas você talvez tenha que receber pessoas, fazer reuniões. Ou simplesmente necessite de um lugar para render melhor.
Um coworking ajuda em todas essas situações, já que você utiliza o espaço apenas o quanto quiser e achar necessário.
O benefício do provisório é a flexibilidade que ele garante.
O coworking geralmente também permite a você usar o espaço como seu endereço comercial.
3. Networking com profissionais da área
Os ambientes de networking geralmente reúnem pessoas dispostas a trocar ideias, sonhos e até projetos.
Em um coworking, é possível desde construir parcerias comerciais até simplesmente fazer novos amigos.
Se você encontrar profissionais da sua área, a chance de formar sociedades é ainda maior, porém, é na diversidade de setores que seu negócio pode ver mais portas se abrirem.
Na mesa ao lado pode haver um advogado, um designer, um técnico em informática, um arquiteto, um jornalista - e por aí você vai ganhando braços para contribuir com o seu projeto.
4. Aumento do foco e da produtividade
Nem todo mundo consegue se manter focado trabalhando em home office, por exemplo.
Algumas pessoas buscam ainda a opção de ir para uma cafeteria ou biblioteca para trabalhar, mas não é verdadeiramente um local de trabalho. Um é muito isolado, outro é público demais.
Estar em um coworking é como frequentar um escritório, mas com um ambiente mais agradável, menos “quadrado” e onde sua produtividade e criatividade podem dar um salto.
5. Sala de reunião coworking
Imagine receber um potencial cliente em um ambiente agradável, dinâmico e inovador como um coworking.
Em geral, espaços desse tipo são bem planejados, com um trabalho moderno de design e decoração, o que só vai agregar para suas reuniões.
Algumas salas contam ainda com equipamentos que você dificilmente terá em casa, como projetores ou até cadeiras confortáveis e mesas que comportam um grupo maior de pessoas.
Agora imagina você ter um espaço coworking sem precisar sair de casa? O Number One Paradise Tower, da FGR, trará este ambiente. Você investe em um apartamento dos sonhos e, além de toda infraestrutura de lazer e social que ele dispõe, ainda conquista um espaço coworking para desenvolver sua atividade profissional. Incrível, ne?
Quer saber mais? Entre em contato conosco!