ESPAÇO KIDS: 5 vantagens de ter uma área para crianças no condomínio

Quem está em busca de um imóvel novo para morar costuma ter algumas preferências que ajudam a limitar a procura: uma quantidade determinada de quartos, a oferta de churrasqueira na sacada, vagas de garagem, entre outros. Mas quem tem filhos precisa incluir mais um requisito nessa lista: o espaço kids.

 

O espaço kids é aquele ambiente que faz parte da área comum do condomínio e que foi cuidadosamente pensado para entreter os moradores mirins do local. Por isso, esta estrutura costuma ser colorida e oferecer alguns elementos bem atrativos para divertir as crianças e ajudá-las a fazer novas amizades enquanto os pais realizam outras tarefas. 

Não por acaso, o espaço kids vem se tornando um diferencial importante dos novos empreendimentos por todo o país. E não é diferente na FGR!

 

5 vantagens dos espaços para crianças nos condomínios

São muitas as vantagens de contar com um espaço kids dentro do condomínio. Selecionamos as 5 principais. Veja só!

1. Permite a interação com outras crianças

Ter um espaço kids dentro do próprio condomínio é uma forma de tirar seus filhos da frente da televisão ou do celular e fazê-los socializar e interagir com as outras crianças da vizinhança. Isso incentiva o surgimento de novas amizades, principalmente com pessoas com as quais elas não estão tão acostumadas e que não fazem parte do círculo diário, como familiares e colegas de escola, por exemplo. 

Esses espaços são pensados e configurados para crianças de várias idades, com brinquedos e atividades para faixas etárias variadas.

2. Incentiva a prática de atividades físicas e esportes

O espaço kids também serve como um importante incentivo para a prática de exercícios físicos e esportes, já que é um ambiente pensado e planejado para brincadeiras e atividades. Ou seja: ele acaba se movimentando mais e gastando energia enquanto brinca, ainda que não perceba. Isso também faz com que ele compreenda, desde cedo e de forma inconsciente, a importância da busca por uma vida mais saudável. Afinal, o sedentarismo infantil é um gatilho para problemas de saúde, como obesidade, diabetes e pressão alta, por exemplo.

3. Traz mais segurança

Se, no passado, era comum as crianças brincarem o dia inteiro na rua sem que isso fosse uma preocupação para os pais, hoje não é exagero dizer que o espaço kids cumpre o mesmo papel. Quando se pode contar com um ambiente lúdico situado dentro do local do próprio condomínio, é possível deixar seus filhos brincando livremente sem precisar se preocupar com a segurança deles. Afinal, o próprio empreendimento já garante essa proteção, ao monitorar e controlar o acesso de estranhos ao local. 

É diferente de levá-los a um parque ou praça públicos, por exemplo. Além de demandar a presença física de um adulto de forma integral, ainda é preciso que ele não desgrude os olhos da criança. É um espaço importante de convivência também, claro, mas não costuma ser a regra, já que exige disponibilidade.

4. Ajuda a economizar

O acesso a ambientes de lazer dentro do condomínio é uma forma de economia para toda a família, principalmente para quem tem crianças em casa. Afinal, não é preciso gastar com outros meios de entretenimento, como clubes, oficinas, escolinha de futebol e academia, por exemplo. Ao menos, não com tanta frequência. 

E isso não diz respeito só à mensalidade. Todo o combustível e tempo que são necessários para ir e voltar do local também acabam ficando fora das despesas mensais, assim como lanches e ingressos para entrada em determinados locais.

Além disso, o dinheiro que iria para um clube ou esporte pode ser direcionado à contratação de algum professor ou treinador para as atividades de interesse do seu filho e trabalho no próprio espaço kids do condomínio. Ou, então, isso pode até ser compartilhado com outros vizinhos, para atender um grupo maior de crianças.

5. Valoriza o imóvel

No universo imobiliário, uma verdade é absoluta: empreendimentos que oferecem espaço kids sempre acabam valorizando com o tempo e aumentando seu valor de mercado. Assim, quando você optar por vender o apartamento, há muito mais chances de fazê-lo por um preço superior do que aquele que investiu na hora da compra.